top of page
VERSILINDRO

VERSILINDRO
um livro a céu aberto

Em busca de uma integração entre arquitetura, design, artes visuais, literatura, performance e desenho urbano, João Diniz vem propondo projetos, em variadas escalas, que, de distintas maneiras propõem este caráter integrador e interdisciplinar.

Nesta linha estão as propostas manipuláveis, ou em escala doméstica, dos ‘Poemobjetos’, ‘Poesia Táctil’ e ‘Prismas Líricos’; e as instalações em maiores dimensões denominadas ‘Cuboesia’ (2019) e ‘Poéticas Leituras’ (2021) em parceria com a arquiteta Bel Diniz. Estas duas se alinham ao conceito de ‘Poesia Urbana’ onde o gesto projetual se integra com as tipologias gráficas e o texto, podendo ser percebidas próximas ou à distância no espaço da cidade.

Seguindo esta ideia integradora VERSILINDRO é uma instalação híbrida, de autoria dos arquitetos Bel e João Diniz, que mais uma vez, busca unir arquitetura, urbanismo, escultura e poesia.

A superfície arqueada e contínua de 18 por 2,5 metros convida a uma vivência interativa, ao mesmo tempo física e intelectual através do conhecimento desta espécie de livro público a céu aberto.

O texto contido na obra é composto por 30 estrofes quadradas de 1,25 x 1,25 metros que podem ser lidas em sequências diversas. Os versos de 3 letras, maiores, estão voltados para o lado externo da instalação, podendo ser lidos desde uma maior distância.

Os versos de 4 letras ficam voltados para o interior do espaço público circular. A luz solar projetará também as letras no piso do local, possibilitando sombras naturais com as frases. Cuidou-se para que não houvessem repetições entre as 105 palavras que compõem este poema visual.

O material usado na instalação é o aço patinável Gerdau WS350 8mm e fornecido em chapas de 12 x 2,55 metros. As obras foram fabricadas e instaladas pela empresa Acero Arte em Aço e viabilizadas pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Este projeto foi foi selecionado pelo edital Arte em Aço da Gerdau que através de concurso público que elegeu sete autores para colocarem suas obras nas nove cidades em que a empresa atua no estado de Minas Gerais. Assim duas versões do VERSILINDRO foram instaladas em Ouro Branco e Três Marias em 2023 por ocasião da comemoração dos 120 anos da empresa.

FICHA TÉCNICA:

concepção e projeto:
JOÃO DINIZ e BEL DINIZ, arquitetos
textos da instalação: JOÃO DINIZ
arquiteta colaboradora: JESSICA NEVES
apoio administrativo: ÂNGELA S. DINIZ

Coordenação da fabricação e montagem:
BEATRIZ QUARESMA, LUCAS CARVALHO, FÁBIO A. P. SILVA, engenheiros da ACCERO ARTE EM AÇO

projeto luminotécnico:
JUNIA CARSALADE

gestão financeira:
MATEUS ROCHA e GUSTAVO CAMPOS

fotografia: BEL DINIZ, MARCÍLIO GAZZINELLI, LUCAS CARVALHO, JOÃO DINIZ

design gráfico: RAFAEL QUICK

apoio executivo:
ATRAVÉS PRODUÇÃO: MARIA CAROL, LEONARDO BELTRÃO e PAULA MICHIE

Consultores:
PAULO MENDES e FREDERICO GRIMALDI, engenheiros

ACCERO equipe:
ISRAEL ALVES FERREIRA, ERICK GONZAGA, LEANDRO DO CARMO, EDUARDO MOREIRA, WELSON SANTOS, ALISSON FOS ANJOS (motorista e munck)

Consultores: PAULO MENDES e FREDERICO GRIMALDI, engenheiros

GERDAU:
WENSEL GOMES diretor
BRUNO CASTILHO, gerente de responsabilidade social
THAYZA MARIA (Ouro Branco)
RAQUEL FREITAS (Três Marias)

OURO BRANCO
prefeitura:
HELIO CAMPOS, Prefeito
WILSON DA ROCHA VILELA, secretário de esporte, laser, turismo e cultura
PAULO FERREIRA, gerente da secretaria
EDILSON NASCIMENTO, assessor cultural
LAIS FERREIRA DAS GRAÇAS, engenheira

obra
JOSÉ FERREIRA DA ROCHA NETO, instalação elétrica
CELSO MIRANDA, pedreiro
BIRA DO ZÉ PRATO, apoio

Localização em Ouro Branco:
Av. Mariza de Souza Mendes, canteiro central em frente ao número 951

bottom of page