top of page
FAN, Festival de Arte Negra

IV FAN / Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, 2007

O FAN é o festival bi-anual onde se celebram as tradições afro-brasileiras e universais numa série de eventos em vários locais da cidade de Belo Horizonte.

A coordenação do festival convidou o artista Jorge dos Anjos, um dos principais nomes da cultura afro-brasileira, para imaginar intervenções no Cento da Cidade que sinalizassem a presença do festival. Jorge convida então o arquiteto João Diniz, dando seqüencia à profícua colaboração entre os dois.

A princípio a idéia foi intervir sobre o edifício da prefeitura municipal, embrulhando-a com painéis metálicos de geometrias afro, proposta que foi recusada pelo patrimônio municipal.

Posteriormente pensou-se em criar várias ‘folies’ no centro da cidade marcando a presença do evento e incluindo a ‘expansão’ do obelisco central da praça Sete de Setembro, o coração da cidade. Estas propostas também foram recusadas pela municipalidade, com exceção do portal da Avenida Amazonas que finalmente foi executado e permaneceu lá durante o evento.

O portal representa a porta de entrada, dentro das tradições africanas, para a Praça da Estação local onde ocorreram a maioria das celebrações do FAN.

Após o FAN o portal ficou uma temporada montado numa estrada próxima a Belo Horizonte dando entrada ao município de Rio Acima, reforçando suas características de leveza e mobilidade.

bottom of page