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A arte de obra

João Diniz

7 de set. de 2010

Editora Asa de Papel com fotografias de Cristiano Machado

 1.No princípio era a Natureza... A natureza da vida, das formas e das cores,princípio universal de movimento e de repouso,causa final, inerente por si só e não acidental,forma e substância daquilo que se torna único.A natureza está na matéria como ordem,na reunião gerada pela dinâmica do tempo,na virtude superior manifestada nos objetos,no sentido de direção nato do engenho humano. Natureza é sinônimo de união,fator de desejo e distinção decisiva, uma lei do instinto, da razão e do pensamentoativo fundamento dos primeiros cientistas,que está presente no ritmado caráter matemático, e na urgente necessidade inventora e transformadorada ordem universal, indiferenciada e original.Consoante e concordante consigo mesma,ela sistematiza e conecta fenômenos, dando nova forma aos ditames do acaso que são descobertos pela experiência empírica e casual,no regular pulso de tempo e espaço da existência. 2.A Natureza reflete a alma da matéria,exteriorizando a sua ideia de serna relação acidental de ordens eternas,numa manifestação do absoluto e do espíritoem toda sua espontaneidade e liberdade.Campo de observação da ciência e da arte,ela está na linguagem cifrada do acasonas mensagens das eras e das línguas.  Para além dela só há imitações...  3.A Arte a princípio estava ligada à ciência,que é a sabedoria do necessário e do Natural.Depois evoluiu deste orgânico ser universalse apresentando como Arte do conhecimento,da observação, da contemplação, do aprendizado;e ainda como Arte da ação, da operação, da direção.O engenho humano está embebido em Arte,onde as atividades ordenadas separam-se da Naturezapassando a incorporar o hábito e a razão da produção.Aí estão, como exemplo, as artes manuais e mecânicas, ou mesmo a arquitetura, a engenharia e a medicina,determinação da vontade, do gênio e da invenção;que se contrapõem às leis universais da física, da matemática,da química, da astronomia, dos mistérios, divinos ou não. Assim a Arte pode ser entendida como ponteentre a ciência e a experiência: uma compreensão nova.E ela pode ser análoga e fabricar objetos, como na arquiteturaou ser cooperativa e ajudar a natureza, como na medicinaou ser prática e agir sobre os homens, como na música. Distinguem-se também as artes liberais e as artes servis,ou sejam, as que se alinham ao espírito da razão e da belezaem contraste aos ofícios diversos da mecânica e do corpo,onde a estética busca o prazer em representações váriasenquanto as máquinas cumprem operações de necessidades. A Arte da Obra aparece como atividade ordenada indicando a técnica ou a normatização dos procedimentos.Esta técnica é a continuidade original do fazer artístico,nela os homens conjugam deleite e sobrevivênciae definem as culturas e ambientes a que pertencem.A técnica está sempre repleta de intenção e finalidade,provém de um desígnio, de uma descoberta, de um projeto. 4.Nas idades terrenas dos minerais e dos metais a transformação define uma história escrita em fogo.A evolução do raciocínio, diretor da intuição, da inteligência e da lógica, conduz a caminhada.Nos símbolos de cada tempo estão as possibilidades,efeitos da ousadia e dos avanços que inauguram linguagens,e apontam o futuro na tentativa e erro de cada ser. 5.Universo de corpos em movimento: átomos, planetas,refletidos na fusão siderúrgica dos artefatos novos e no organismo mineral das ferramentas e das peças.A ideia de uma nova harmonia, observada e moduladaestá no dialogo das partes deste corpo férreo e frio,aquecido pelo movimento, dinamicamente circular,que sugere pulsação e fatiga, produção e repouso,em uma órbita contínua que integra ideia e produção.  6.Que a ordem harmônica de suas partes consoantesnão seja o repouso do seu espírito de sangue e ar.Ao ordenar o sono dos metais em sua breve esperaos planos começaram a nascer gráficos e numéricos.Não será infinita esta vitalidade de encaixes e toques,que no realismo da máquina cumprirá o seu ciclonuma vida útil ligada e desligada a cada seção. 7.Por mais lógico e preciso que seja o projetosempre haverá uma surpresa nesta geometria.Na impossibilidade do comando absolutohaverá espaço para o raio de sol, para a brisa,para a reflexão inesperada da cor e do espírito, para o encontro azeitado entre o acerto e a critica.A energia propulsora funciona forças diversasnum contínuo sempre previsto mas nunca perfeito. 8.Gestos de membros vários tocam os controlesno momento exato da liberação dos fluxos.O olho percebe a seta que indica o instante.É a balada dos gases e dos líquidos comprometidos.A sinfônica ideia que não pode falhar por otimismo.A previsão positiva dos fatos será sempre ingênuase antever somente o sucesso, ou o fracasso.  9.Agente de transformações em sua existência,engrenagem de ossos e veias e saliva e sonho,não apenas uma peça viva nesta grande engrenagemmas o sentido e alma de muitas conquistas.O homem, e sua natureza mãe, será sempre o alvodos seus próprios triunfos e desmandos.Sua emoção estará visível ao final de cada dia,seu ofício será para si a vitalidade restauradoraou o sacrifício opressor, o pavio da revolta.O trabalho retorna à delicadeza da famíliaa produção colocada sobre a mesa de jantar. 10.A Obra é o objetivo operador do indivíduo,sua meta e alvo claro, produto e fim em si.Mas na prática do caminho a marcha surpreende.Nem todos têm o mesmo foco e intento,um vê o céu, outro o vento, outro o pássaro,o sol que gera a energia pode também queimar a planta.Cada olho mira sua reta de intenções e possibilidades.O panorama da natureza e da vida é amplo de espaços,nele convivem a beleza, o desejo, o orgânico, o artificial,e também o feio, o sórdido, o insano, o irreal, o podre.Não será a primeira imagem que definirá o sentimento.O contorno das formas esconde verdades relativas.A validade das lições sempre pode ser questionada,no bem que talvez produzem, nas in-certezas que geram.O convite é para que por trás da figura e da vozcada um busque seu retrato e seu texto.As ideias estão abertas, nada é definitivo.Um real artista não saberia dizer se sua obra de artesobreviveria ao tempo e ao entendimento dos outros,mas sendo verdadeiro artista prosseguiria com arteem sua obra de viver e ver o mundo com novo olhar. 



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