ATLANTICO
PARA OUVIR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA
—————
ATLÂNTICO com Zal Sissokho e João Diniz
Apresentação ao vivo no Asa de Papel Café & Arte, Belo Horizonte, Brasil, 19 de novembro de 2018. João Diniz: sons eletrônicos, composições, voz e textos, Zal Sissokho: composições, kora e vocais, Rick Bolina: guitarras pré-gravadas, Maurinho Rodrigues: gravação, mixagem, masterização.
Ouça também em:
https://soundcloud.com/pterodata/sets/atlantico-joao-e-zal
ATLÂNTICO é a apresentação que une o trabalho sonoro e poético de Zal Sissokho ao de João Diniz e que acontece no Asa de Papel Café & Arte em BH na 2a feira 19 de novembro às 19:30hs.
Zal é renomado artista senegalês com projeção e apresentações no circuito internacional, radicado em Montreal, Canadá e que tem frequentado constantemente a cena artística brasileira mostrando o seu trabalho instrumental com a ‘kora’, espécie de harpa africana de onde extrai sonoridades especiais, unidas ao seu canto envolvente dentro da tradição poética e musical ‘griot’ que é o procedimento de levar oralmente a sabedoria secular através das gerações.
João é arquiteto atuante em Belo Horizonte e tem pesquisado paisagens sonoras eletrônicas no sentido de criar ambientes auditivos que se unem a sua poesia resultando em gravações, cineclipes e apresentações ao vivo junto com o coletivo Pterodata que conta com a colaboração de vários artistas convidados.
A colaboração entre os dois iniciou em 2012 quando Zal participou do cd ‘Ábaco’ de João Diniz & Pterodata. Os dois tiveram um reencontro no começo de 2018 numa apresentação na Asa de Papel em Belo Horizonte que deu início a essa nova performance ‘Atlântico’, nome do oceano que liga os continentes africano e americano e que é o mote geográfico e cultural da integração de propostas de sons e textos a serem apresentadas pelos dois parceiros.