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Aspectos espaciais da tolerância religiosa no Brasil

João Diniz

11 de out. de 2012

Texto guia de Joao Diniz para sua palestra proferida em Sofia, Bulgaria 2012

Resumo e imagens da palestra apresentada por João Diniz no IX Seminario Internacional do  UIA Work Programme "Spiritual Places" e intitulado "Religious tolerance, integration of minorities and the Responsible Role of Architects" e organizado pela arquiteta Istelianna Atanassova em Sofia, Bulgaria, de 09 a 12.05.2012 e precedendo a XIII International Triennial of Architecture Interarch'2012, organizada pela International Academy of Architecture IAA de 13 a 16.05.2012.  


No Brasil a mistura de raças e culturas, desde sua descoberta pelos portugueses no ano de 1500, resultou num mosaico de manifestações humanas que se reflete em aspectos ambientais e espirituais.As primitivas crenças dos povos indígenas, a religião católica introduzida pelos colonizadores, os cultos africanos trazidos no período da escravatura e as diversas formas de adoração introduzidas pelos imigrantes vindos dos quatro cantos do planeta, conformam um panorama religioso diversificado e contribui bastante na formação da multicultural paisagem social. A predominância marcante da religião católica ao longo do tempo atualmente cede espaço para as variações e ramificações desta prática espiritual bem como  vê surgir uma série de manifestações minoritárias que compõem o atual cenário de integração e tolerância, tanto do ponto de vista político a partir do governo federal definido em constituição como estado laico, como por parte da população que não exerce radicalismos e segregações do ponto de vista das práticas espirituais. Esta pluralidade cultural se manifesta arquitetonicamente na geração dos espaços de culto e o aspecto simbólico, seja ele monumental ou não, é importante na definição destes locais de adoração.     Uma grande relação com a natureza está mais presente nos rituais ligados às culturas indígenas e africanas, a releitura dos cânones barrocos e neoclássicos europeus define os espaços ligados à religião católica, enquanto a introdução direta de modelos externos é percebida nos espaços de culto das minorias étnicas. Cabe também destacar a importância da cultura modernista no país que comparece com procedimentos operativos semelhantes na geração de espaços destinados a diferentes religiões. 


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