SEMENTES DO ESPAÇO tese doutorado
SEMENTES DO ESPAÇO: Arquiteturas em Processo, João Diniz, 2022
Tese apresentada ao Curso de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial para a obtenção de título de Doutor em arquitetura.
Área de concentração: Teoria, produção e experiência do espaço.
Orientadora: Professora Doutora Maria Lúcia Malard.
O estudo aqui proposto visa contribuir com a geração de conhecimentos sobre o processo de projeto de Arquitetura e Urbanismo, em situações reais de exercício profissional, procurando identificar os fatores contingenciais que influenciam ou determinam as soluções arquitetônicas adotadas.
RESUMO:
O trabalho será desenvolvido por meio de um "estudo de caso" cujo objeto é o escritório JDArq Ltda coordenado pelo arquiteto e professor João Diniz em mais de 40 anos de sua prática profissional. Esta produção contém diferentes tipos de espaços realizados com diferentes escalas e tecnologias, e dedicadas a diferentes usos e clientes. A escolha desse escritório se deve pela facilidade de obter detalhadas informações sobre um expressivo número de obras executadas, uma vez que a pesquisa será conduzida pelo próprio autor dos respectivos projetos.
A ênfase do estudo se dará mais sobre os métodos decisórios que antecederam ou ocorreram durante a elaboração dos projetos dos edifícios construídos e em uso, do que nos objetos arquitetônicos propriamente ditos, que podem ser conhecidos em publicações ou no percurso de seus espaços. Dessa forma serão avaliadas a gênese das ideias arquitetônicas para tais projetos, seus condicionantes objetivos e subjetivos, suas variantes e opções projetuais, as notações preliminares da época dos projetos e suas reinterpretações e redesenho atuais face a novas tecnologias gráficas e de representação de espaços construídos.
Pretende-se que a investigação revele os entendimentos precedentes à formalização dos projetos e possibilite a crítica de suas consequências técnicas, econômicas, estéticas e de uso, bem como sugira ferramentas analíticas e críticas para o exercício projetual, para a análise de espaços construídos e para o ensino de projeto. O que se propõe aqui é que o próprio arquiteto autor e coordenador do desenvolvimento desses projetos a serem analisados se dedique a fazer uma revisão desses edifícios construídos no sentido de investigar os elementos que interferiram na concepção destas obras e que durante sua realização participaram e modificaram o resultado final da construção.
Em função de prover um embasamento prático para essas análises serão apresentadas na primeira parte do estudo as principais referências profissionais, bem como o ambiente vivencial que influenciaram na formação do arquiteto. Uma vez que esse estudo visa propor um método de análise de projetos, serão também apresentados alguns procedimentos operacionais que o arquiteto utiliza em sua prática como professor e que de certa forma contribuíram na concepção de seus projetos.
Download da tese completa também disponível em:
https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/47511