FELUMA
O projeto para a ampliação do Edifício da Feluma, Fundação Lucas Machado, que abriga a Faculdade de Ciências médicas em Belo Horizonte, ocupa um terreno vago ao lado do edifício construído no inicio dos anos 1960 quando a instituição foi fundada.
O programa de necessidades propõe a ampliação de dois pavimentos sobre o edifício existente, de novo sistema de circulação vertical, a criação de um estacionamento em 6 níveis para dar apoio à comunidade acadêmica e às instituições médicas do entorno, um novo restaurante e amplo auditório onde se instalou o Teatro Feluma.
A proposta arquitetônica foi a de promover a criação de uma praça elevada que conectasse as densas áreas vegetadas da Escola de Medicina da UFMG, instituição vizinha na parte posterior do terreno ao Parque Municipal localizado em frente do edifício.
Assim tira-se proveito da transparência das duas fachadas do restaurante, localizado no sétimo andar, sobre as novas garagens, para propor um vazio panorâmico de convivência, também vegetado conectando as duas áreas verdes contíuas.
FICHA TÉCINCA:
Arquiteto coordenador: João Diniz
Arquitetos colaboradores: José Luis Baccarini e Pedro Guadalupe
Construtora: Santa Bárbara Engenharia
Estrutura pré moldada em concreto: Precon
Témino das obras: 2015