top of page
A FÁBRICA centeo cultural

A Fábrica: Centro Cultural, é um projeto que tem a intenção de se tornar um centro de irradiação cultural, capaz de propor e implementar ações de curto, médio e longo prazo. O Projeto tem a sua vocação apoiada sobre quatro pilares complementares:
1. Gerar uma dinâmica de entretenimento e oferta de bens artísticos e culturais para os habitantes do Bairro da Lagoinha, do seu entorno e para a cidade de Belo Horizonte;
2. Tornar-se um ponto de reunião, convivência, sensibilização, formação e lazer para crianças, jovens, adultos e idosos;
3. Constituir-se num centro de formação e aperfeiçoamento profissional para artistas e técnicos de artes cênicas e música;
4. Ser um ponto de contato, uma porta aberta, para a criação de vias permanentes que favoreçam o intercâmbio artístico e cultural em nível regional, nacional e internacional.
A Fábrica será instalada em um imóvel que totalizará aproximadamente 2.000m² de área construída, divididos entre o antigo edifício existente na parte frontal do lote com três pavimentos e o amplo espaço a ser construído na parte posterior do lote contendo salas também em três níveis e o amplo espaço multiuso com pé direito triplo. O imóvel, do ano de 1956, será cedido em regime de comodato pela Madeirense Móveis Ltda. Ali funcionavam suas antigas instalações de indústria moveleira. Paralelamente a SeráQuê? Cultural está buscando novos recursos e a consolidação de novas parcerias para transformar este espaço de sonho em realidade. A expectativa é de poder abrir as portas ainda em 2005 e começar a desenvolver os projetos propostos.
A Fábrica contará com os seguintes espaços:
No nível de acesso principal pela rua Itapecerica, uma galeria interna junto ao passeio, loja de conveniência com produtos culturais; foyer com bilheteria, espaço para exposições e restaurante/cantina com pé-direito duplo.
No mezanino deste espaço temos a biblioteca/videoteca/midiateca/cyber café ligados ao bar, e a cozinha didática sobre o restaurante/cantina.
Subindo a escada principal, desde o nível de acesso pela rua Itapecerica, temos o grande salão multi-uso com pé-direito triplo, seu depósito na parte posterior e o bar e sanitários contíguos.
Junto a este nível, no edifício existente estão os espaços administrativos e o estúdio de áudio e vídeo com a cabine de controle da sala multi-uso. Sobre o bar, estão o depósito de material cênico e a oficina de cenários.
Sobre o depósito, na parte posterior do lote, estão os camarins e a sala de aula. Este nível é acessado diretamente pela rua Turvo através do pátio de apoio.
No terceiro pavimento do edifício existente estão os espaços destinados à oficina de figurinos e adereços e a área de hospedagem com três suítes e espaços de apoio.
No terceiro nível da parte nova está o salão de dança ligado ao terraço descoberto.
Todos estes pavimentos são interligados pelas duas escadas já existentes e uma nova escada na parte a ser construída, junto a um pequeno elevador para os portadores de necessidades especiais.

bottom of page