U. A. P.
UNIDADE DE ACOLHIMENTO PORTÁTIL
A CAMA DO MORADOR DE RUA
Tendo em vista a situação atual de várias metrópoles brasileiras e mundiais, onde devido a situações de desajustes sociais, de distribuição de renda, de limitação de acesso a fontes de trabalho e sobrevivência, resolvemos desenvolver esse projeto como uma alternativa, ou uma provocação, a essa realidade.
Trata-se de um equipamento móvel que em sua posição de transporte, é um prisma metálico de duas faces sobre rodas que pode ser puxado por uma pessoa e que, quando aberto, se transforma em uma cama com colchonete de espuma no interior e capota vinílica de proteção.
Esse é um projeto que vai além de intenções estéticas ou da criação de um produto comercial, mas uma resposta crítica à realidade de várias cidades onde a população de rua é progressivamente crescente. As peças poderiam ser disponibilizadas às pessoas necessitadas como, por exemplo, são ofertadas bicicletas para uso publico em diversos locais urbanos. Essa iniciativa estaria disponível a prefeituras ou instituições humanitárias.
Quiçá esse design seja em breve desnecessário ou fadado ao desuso, mas enquanto houverem pessoas compulsoriamente passando a noite nas ruas, sob marquises e entre caixotes de papelão e ratos, acreditamos que projetos dessa natureza podem tentar sinalizar um absurdo e minimizar carências e desconfortos.
Esse projeto foi realizado em 2017 por João Diniz, arquiteto e professor da Universidade Fumec em Belo Horizonte dentro do programa de iniciação científica daquela instituição numa linha de pesquisa por ele denominada 'Arquiteturas de Emergencia' que propõe abrigos em situações temporárias de catástrofes naturais, políticas ou sociais.
Essa investigação levou à realização de projetos em três escalas: a escala comunitária, com a proposta de uma casa desmontável, a escala familiar com a proposta de uma tenda transportável, e a escala individual com a proposta da UAP, a cama abrigo portátil.
As fotografias aqui apresentadas se referem ao desenvolvimento industrial do protótipo em suas diversas posições de transporte, abertura e montagem e da colocação da peça/protótipo na exposição 100% MINAS 2017 dedicada à divulgação do design produzido no estado de Minas Gerais.
João Diniz: arquiteto
Jessica Neves: arquiteta colaboradora
José Napoleão: fabricação do protótipo
Projeto premiado como 'Obra Construída / Premio Especial' na 19o Premiação Anula do IAB MG em 2017.