top of page
VETOR VIVO esculturas

150x150x150 cm

VETOR VIVO são as esculturas provenientes da exposição de mesmo nome que ocorreu no MMGerdau: Museu das Minas e do Metal em 2021, em Belo Horizonte.

Na sala de acesso à exposição esteva o seguinte texto de apresentação:

“O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal apresenta VETOR VIVO, exposição do arquiteto João Diniz que traz esculturas e seus projetos arquitetônicos em aço compondo ideias espaciais, ao mesmo tempo habitáveis e artísticas.

As esculturas feitas em aço Gerdau foram concebidas de forma experimental e gestual através de maquetes em madeira respondendo às geometrias poliédricas, que proporcionam a estabilização dos volumes definidos por suas arestas.

Segundo João Diniz,

“…as barras retilíneas ou vetores estruturais podem ganhar vida a partir da manipulação, ao mesmo tempo, racional e intuitiva do aço, o que permite realizar tanto esculturas lúdicas e imaginárias, quanto edifícios reais e duradouros”.

A exposição Vetor Vivo apresentou 10 peças do arquiteto além de um vídeo com seus principais projetos arquitetônicos em aço.

Duas peças desta série fazem parte do acervo do Museu das Minas e do Metal, e outras duas estão no acervo do Espaço Germinar Gerdau em Ouro Branco, MG.

As peças têm alturas de 1,5, 3 e 6 metros, além da série ‘Vetores Mínimos’ que são variações das peças maiores (na foto sobre a mesa expográfica) com alturas entre 30 e 70 cm.

Criação: João Diniz
Fabricação: Accero Arte em Aço

bottom of page