top of page
FLAP

A FLAP é um empreendimento socio-cultural arrojado e em sintonia com a contemporaneidade! Uma iniciativa criada para oferecer aos moradores e visitantes da capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em particular à imensa população que habita o vetor norte da RMBH, um novo ponto de encontro com a arte e a cultura, com o lazer e o entretenimento, com a cidadania e o consumo!



Este novo equipamento cultural será instalado num terreno de 16.000 metros quadrados, a algumas centenas de metros do Parque Ecológico da Pampulha, do Zoológico e ao lado da área que abrigou o Cirque du Soleil na sua última temporada em BH. São 12 mil metros quadrados de área construída, onde se ergue uma estrutura metálica leve, que comporta uma cobertura de membrana fotocatalítica, auto limpante e com boa capacidade de absorção térmica, sonora e luminosa. No interior, um ambiente arejado, e naturalmente iluminado, com capacidade para receber um público de até 10 mil pessoas e devidamente preparado para a realização de feiras, espetáculos, convenções e eventos diversos.



O projeto arquitetônico se orientou pelo conceito da centralidade funcional, privilegiando o encontro e a convívialidade e organizando as estruturas móveis de alimentação e entretenimento no centro geográfico do espaço construído. Ali se encontram um play ground para a criançada e um palco para apresentações artísticas e manifestações diversas. Logo em frente, há um grande conjunto de mesas e cadeiras contornadas pelos lados e ao fundo por bares, lanchonetes e cafés. No pavimento superior estarão montados dois restaurantes, com visão panorâmica e privilegiada de todo o espaço. Toda a estrutura de apoio, onde funcionarão a administração, depósitos, vestiários e banheiros será instalada em containers metálicos pré-fabricados e desenhados para essas finalidades. Na face que dá para a Rua Renato Travassos, haverá um espaço destinado à carga e descarga, visando evitar a sobrecarga para o tráfego local.



De um lado e do outro desse espaço central de convivialidade, entretenimento e lazer haverá áreas especialmente reservadas para a montagem das barracas destinadas à realização de feiras e exposições. Essas barracas serão numeradas e distribuídas por setores específicos. Cada uma dessas áreas receberá sinalização adequada visando proporcionar maior conforto e orientação aos visitantes e expositores. Em cada um desses setores estarão também montados stands especiais que abrigarão serviços de informação e apoio aos freqüentadores.



Tendo em vista as circunstâncias excepcionais criadas com a reforma do Mineirão e do Mineirinho visando a Copa do Mundo 2014, que tornam inviável a permanência da atual Feira Mineira, nas dependências do Mineirinho fizemos todo o necessário para que a FLAP esteja qualificada para receber esta Feira do Mineirinho em suas dependências.



Assim sendo, reservamos todas as nossas quintas-feiras e domingos para que este tradicional evento possa continuar acontecendo, dentro de suas características e mantendo o encontro marcado com o público que há nove anos vem garantindo o seu sucesso e contribuindo para consolidá-la como um evento perene do calendário cultural da capital mineira. Além de possibilitar a continuidade da Feira Mineira esperamos poder contribuir para a preservação dessa fonte geradora de trabalho e renda para as mais de quatro mil pessoas que dependem, direta e indiretamente, da sua permanência!


Este é um empreendimento com a consciência do presente e os olhos voltados para o futuro! Todo o seu desenvolvimento conceitual se pauta pela preocupação objetiva com a preservação ambiental, seja ela no território urbano ou planetário, com a valorização das pessoas e da sua cidadania, com a democratização do acesso aos bens culturais e com a busca permanente da melhoria da qualidade de vida para todos.

Partindo desses princípios, estamos convencidos que é possível e completamente viável empreender e gerar riqueza sem perder de vista a necessidade de cuidar do nosso espaço vital como um patrimônio comum! Esperamos assim atingir nossas metas e objetivos:

►De criar uma alternativa real de acesso à cultura, ao lazer e ao entretenimento para as comunidades dos bairros menos favorecidos do Vetor Norte da RMBH;
► De acrescentar uma nova opção ao Complexo Cultural da Pampulha
► De estimular atividades que induzam ao conhecimento e à consciência da necessidade de uma vida mais saudável, de respeito à natureza e à diversidade cultural;
► De adotar práticas que contribuam para a economia de energia, para a diminuição da produção de lixo e para o reaproveitamento da água ;
► De valorizar o artesanato e a criatividade presentes em nossa diversidade cultural;
► De atuar pela inclusão social e pelo direito de acessibilidade para todos;
► De valorização dos empreendedores e da indústria local e regional;
► De difundir a cultura mineira destacando a qualidade da sua arte, da sua produção e da sua gastronomia;
► De buscar o uso consciente da tecnologia para qualificar a mão de obra contratada;
► De adotar práticas de gestão corretas e transparentes;
► De respeitar e estabelecer relações cordiais e cidadãs com a vizinhança do empreendimento;
► De estimular um consumo mais consciente e qualificado.

bottom of page