AREZZO franshising
A Arezzo Indústria e Comércio conquistou lugar de destaque no panorama da moda brasileira atuando na criação e comercialização de calçados e acessórios femininos. Seus produtos aliam beleza, arrojo estilístico, atualizaçãoo frente a tendências internacionais e custo acessível. A marca é conhecida em todo o país e possui ampla rede de lojas franqueadas, presentes em shoppings centers e bairros comerciais de diversas cidades.
A arquitetura para a montagem destas lojas, desenvolvida pelo escritório JDArq para a expansão da rede de franquias, reflete e valoriza a imagem dos produtos sem competir com eles. Apresenta flexibilidade modular e bom custo nas montagens. Paralelamente, cria um ágil sistema de comunicação entre a equipe de arquitetura, os reponsáveis pela marca e os lojistas de diferentes cidades, permitindo que as decisões e modificações sejam rapidamente avaliadas e aprovadas.
Lança-se mão, então, dos meios de comunicação à distancia. O telefone, o fax, muito usado na época, e a internet são parceiros no intercambio de ideias, no conhecimento do local, no anteprojeto e no detalhamento. Cada montagem recebe projeto especifico, seguindo o conceito comum a todas as lojas e à marca, deixando para o canteiro de obra apenas os serviços de infra-estrutura.
A prateleira, o espelho, o cinteiro, o armário, os assentos, a vitrine, o balcão, a placa, a iluminaçãoo, os suportes para campanhas publicitárias, os materiais e o estoque são itens cuidadosamente projetados e frequentemente revistos quanto à sua praticidade e custo, criando um conjunto espacial harmônico.
Este sistema de projeto e montagem permitiu a criação de mais de 200 lojas em cidades que vão de Porto Alegre a Boa Vista, de Natal a Rio Branco, mostrando a força dos produtos Arezzo. A flexibilidade do design e da arquitetura de interiores, respondendo às demandas específica de várias localidades, prova também que a moda é mais um fator de integração social.
João Diniz: arquiteto
Jefferson Birman: briefing e aprovação
Clarissa Bastos, Adriana Aleixo: arquitetas colaboradoras
Geraldo Aguiar: engenheiro coordenador das montagens