top of page
Place of Architecture

MONTREAL

La Place de L’Architecture, era o tema do concurso na bilˆngue cidade de Montreal no Canadá. Pace pode ser entendido como praça em francês ou lugar em inglês.

O terreno está sobre uma autopista, ligando a parte histórica e a parte noca da cidade, o norte e o sul. Os rigores do clima impõem um longo inverno, reservando a poucos meses do ano o uso de uma praça tradicional ao ar livre. A cidade é também aberta a várias experiências construtivas, o domus Füller, a escultura de Calder e outras construções “invasoras”.

A partir das ligações temporais e espaciais propostas pelo sítio, o projeto surge como uma materialização do Túnel do Tempo. O espaço a ser descobertom que está suspenso, e sinaliza ícones da arquitetura universal em totens perimetrais.

O edifício aparece como uma não-tipologia, um evento, um tubo metálico aluminizado, forma naturalmente rígida estaiada em duas colunas de concreto.

No extremo do lote estão os espaços de acesso, hall, recepção, informações, elevadores e escadas rolantes. Acima, num primeiro espaço, fica a entrada da Grande Sala, uma área de exposições temporárias onde a seção elíptica e o percurso definem a superfície linear de uma longa tela para projeção das principais obras da arquitetura mundial através de sofisticados recursos computacionais e holográficos, com sistema de áudio poliglota. Séculos redescobertos no tubo tecnológico.

No outro extremo, o local para a pausa e o encontro. Aí há uma cafeteria e se discute a surpresa. Neste espaço está também a parte administrativa e de serviços, com acesso independente numa torre que combate os esforços horizontais do tubo.

A linearidade da passagem do tempo e da evolução tecnológica se transformam em personagem urbano. Sobre o exterior, às vezes inóspito, paira um objeto metalinguístico, fundindo a Arquitetura e o Tempo, o definido e o abstrato, a matéria e o vazio, o lugar e a imaginação.

O nome deste projeto é TUMP, Le TUnell du TeMP, um lugar para se falar de outros.

Equipe / arquitetos:
German Dario Chinchilla, João Diniz, Geraldo Magela, Fabiana Couto, Carla Paolielo, Leo Morais, Cassio de Lucena

bottom of page