Auditório FEA
Equipe:
coordenação: João Diniz, arquiteto
arquitetos colaboradores:
José Luis Baccarini
Isabel Sousa Diniz (Fumec)
Renata da Matta (Fumec)
Eduardo Faleiro (Fumec)
Marcela Bergamini (Fumec)
equipe estudantes Fumec:
Jacqueline Kuperman (arquitetura)
Flávia Queiróz (arquitetura)
Iulle Pieroni (design)
estagiário arquitetura: Igor Vieira
consultores:
Juliana Barros, arquiteta: acústica
Wagner Noronha: Ar Condicionado
Jac Projetos: Prevenção Incêndio
Junia Carsalade: Iluminação
Premio Menção Honrosa
Belo Horizonte, agosto 2013
TEXTO EXPLICATIVO:
O auditório da FEA-FUMEC ou Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade Fumec em Belo Horizonte está em posição estratégica na entrada do campus onde é o primeiro volume percebido à esquerda na praça de acesso. Da mesma forma no acesso à unidade FEA este bloco está junto à circulação principal que leva ao interior da escola.
O presente concurso de reforma do auditório da FEA se apresenta como uma oportunidade de requalificar a principal sala de encontros da faculdade e pode também emanar uma nova qualidade a estes ambientes de acesso incluindo o corredor de acesso e o hall semi-aberto existente após a entrada do auditório.
A ideia é criar uma maior integração do auditório com estes espaços coletivos da faculdade promovendo a geração de um fluxo contínuo entre eles através da abertura das paredes que separam atualmente o auditório do corredor de acesso e do hall central, uma vez que esta parte do edifício tem estrutura independente com pilares e vigas de concreto permitindo a remoção de algumas das atuais paredes de fechamento.
Esta abertura permite a existência de um espaço intermediário e integrador que é o foyer de entrada no auditório que promove um alargamento virtual e visual do corredor de acesso e maior integração do hall central com o auditório.
Este espaço do foyer poderá ser aberto através da movimentação de amplas portas de correr em vidro ou funcionar de forma mais reservada, caso necessário, acolhendo pequenas exposições, buffets ou atividades de cadastramento e controle em eventos.
O acesso entre este foyer e o auditório se dará através amplo vão e cortina acústica e em caso de total abertura faz a integração do hall central com o auditório permitindo a visão do palco e de sua tela.
Este espaço do foyer tem área mais ampla em sua parte superior junto ao hall central que está ligada ao inicio da rampa da platéia que tem circulação em diagonal dinamizando esta entrada e equilibrando o número de cadeiras a cada lado da decida. Ainda partindo deste ponto temos a plataforma mecânica para cadeira de rodas que as leva ao nível inferior da sala.
O volume de apoio que separa o novo foyer do auditório contém sanitários acessíveis e a cabine de projeção. O atual desnível existente entre o hall e o auditório é corrigido através do aumento da inclinação da plateia.
No interior do auditório, na área da platéia que contará com 180 poltronas 30 a mais que atualmente, o elemento visualmente dominante é o forro superior em réguas de madeira sintética anti-chamas que tem sua forma gerada através das curvas acústicas que se adéquam às vigas existentes, criando as superfícies de reflexão e absorção sonora nas posições necessárias compondo uma forma orgânica fluida que cobre o teto e parte das paredes laterais onde os planos de rebatimento, absorção e difusão sonora estão presentes em adequadas posições. Os dutos de refrigeração estarão por cima desta superfície vazada do forro por onde passarão os fluxos do ar condicionado. O formato deste forro em madeira cria um contraste com os ambientes funcionais em concreto do restante da escola, remetendo à idéia de uma tenda coletiva que sugere em suas curvas uma comunicação em ondas físicas e mentais de novos aprendizados.
A geometria deste forro e dos painéis laterais do auditório foi traçada através do método dos raios para conduzir a energia acústica do palco até a platéia de forma equalizada. No fundo da audiência, o forro, os painéis nas laterais e a parede foram tratadas como superfícies absorventes constituídas de filetes de madeira sintética instalados sobre painéis de lã de vidro aglomerado com resina sintética cor preto, contribuindo para controlar a reverberação no interior do ambiente. Ainda no fundo, foram previstas cortinas de veludo para evitar o retorno do som até a parte frontal do Auditório. No restante do forro e painéis laterais, foram utilizados os mesmos filetes de madeira sobre painel liso de mdf preto como superfícies refletoras. Em alguns pontos do forro onde o retorno sonoro é indesejado, como na concavidade das superfícies, estas foram tratadas como absorventes. Na parede do fundo do palco, foi previsto um revestimento com painéis difusores piramidais para gerar difusão espacial do som no ambiente. Para o piso, deverá ser instalado um carpete alto tráfego como material fono-absorvente, com a finalidade de controlar a reverberação, bem como atenuar o ruído proveniente de impactos, como o caminhar das pessoas, no piso do Auditório.
A altura de cada ouvinte em relação ao palco foi determinada através de cálculos da linha de visão ou audição para garantir a recepção do som direto pela audiência e uma boa visibilidade de todo o palco.
Já para o Foyer, o forro foi previsto como superfície absorvente utilizando os mesmos filetes de madeira instalados sob painéis de lã de vidro aglomerado com resina sintética cor preto, dando continuidade à geometria no auditório.
Na parte inferior da sala o palco aparece como uma região que pode adotar diversas configurações cênicas adaptando-se a diferentes usos e indo alem de espaço destinado apenas a aulas e palestras. Assim 43 módulos em madeira sintética de 100x100x60cm podem ser organizados de várias formas gerando espaços que podem ser continuamente modificados.
A segurança da sala quando as leis de incêndio estão atendidas através do super dimensionamento do vão de acesso de 4,00m através da cortina acústica que tem o dobro da largura mínima exigida (2 unidades de passagem ou 2,00m). Será necessária a instalação de e extintores CO2 e dois ABC, iluminação e sinalização de emergência e carpet e poltronas com tecido anti-chamas. O foyer além de amplas portas que se abrem ao hall central terá saída de emergência diretamente ao pátio externo.
O sistema de ar condicionado com carga toal de 25 TRs terá a central de água gelada e na área externa no afastamento frontal do auditório, área onde já estão instaladas outras unidades condensadoras de aparelhos que atendem a outros ambientes da faculdade. A cabine fechada com os fancoils será instalada na área rebaixada lateral externa ao auditório.
Quanto ao sistema multimídia as conexões sonoras serão dispostas em pontos diversos para ligação de caixas acústicas embutidas e/ou móveis com o objetivo da dispersão homogênea do som com alta inteligibilidade. Será instalado um sistema de amplificação independente para as caixas da platéia e monitor de palco, vídeo projetor, tela elétrica e mixer com microfones.
Estas posições das caixas acústicas estarão interligadas por meio de cabeamento de fácil acesso à cabine de controle junto ao foyer que estará também conectada aos sistemas de áudio, vídeo, rede wireless e energia formando um conjunto integrado e eficiente.
No quesito da eco-eficiência e sustentabilidade teremos o uso da madeira ecológica sintética, o sistema de iluminação de baixo consumo energético baseado em lâmpadas leds com longa vida útil, o uso de tintas com baixo índice de compostos orgânicos voláteis (COVs) derivados de petróleo, sistema de ar condicionado que possa funcionar apenas como ventilação economizando energia, flexibilidade nas instalações de equipamentos e cabeamentos de palco cabine e platéia através de instalação de bandeja de manutenção sobre o forro, flexibilidade de acesso aos sistemas de ar condicionado, iluminação e cabeamentos através de fácil remoção das réguas do forro que estarão apenas encaixadas sobre estrutura de apoio, acessibilidade universal a todos os espaços do auditório como sanitários e acesso ao palco através de plataforma mecânica e rampa.
Recomendamos a elaboração de estudo visando a eliminação da escada central no corredor de acesso principal à FEA, que afunila e compromete a qualidade de circulação e percepção deste fluxo principal. Na impossibilidade desta remoção imediata, sugerimos neste projeto que o existente guarda-corpo em alvenaria desta escada seja substituído por uma caixa de vidro temperado que vai minimizar o bloqueio visual deste elemento.
Acreditamos que esta reforma do auditório representará um novo marco de referência para o campus e para a FEA, e a posição frontal e de fácil acesso deste espaço requalificado poderá contribuir para a dinâmica do campus e de sua praça de acesso e até para a comunicação com a comunidade vizinha. Assim propomos que para indicar esta mudança a cor laranja que aparece internamente em nosso projeto, e que na teoria das cores e na cromoterapia é a cor da comunicação, da atração, da cordialidade e da tolerância, apareça também na parte externa da construção, em painéis metálicos pintados, sinalizando a sempre positiva intenção da instituição FUMEC para com o seu publico.